Esta é a questão de partida do novo projeto do qual a Mentortec é parceira, EAR – Formação de Cidadãos Europeus ativos através do método dialético e teatro, coordenado pelo parceiro Action Synergy, S.A. (GR) e que teve início a 31 de dezembro de 2018.
Atenas foi o cenário onde os parceiros atuaram pela primeira vez, na reunião de arranque do projeto que decorreu nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2019. Nestes primeiros dias de trabalho, os parceiros definiram a estratégia para melhor compreenderem as políticas, práticas e formação de professores no âmbito da educação para a cidadania na Grécia, Espanha, Itália, Reino Unido e Portugal. Entre exploração filosófica, tragédia Grega e performances, a parceria identificou as primeiras tarefas essenciais para a realização desta análise em cada um dos países:
- Identificar e analisar as políticas e práticas nacionais para a promoção da educação para a cidadania nas escolas de ensino regular;
- Conhecer os programas de qualificação e formação contínua de professores do ensino básico para a promoção da educação para a cidadania em contexto escolar;
- Conhecer boas práticas e projetos de educação para a cidadania e inclusão social em contexto escolar.
São estes os objetivos fundamentais da primeira atividade do projeto EAR, que passará pela recolha e análise documental e a realização de entrevistas com seis (6) professores do 2º e 3º ciclos do ensino básico, docentes da disciplina de cidadania e desenvolvimento.
Interessado/a em saber mais sobre o projeto e contribuir para esta fase inicial? Por favor, contacte Andreia Monteiro através de andreia.monteiro@mentortec.eu.