CREATEskillsErasmus+

O desafio de ensinar STEM no ensino primário

By Junho 17, 2019 No Comments

Um dos objetivos da agenda educativa da União Europeia é o desenvolvimento das competências STEM (Science, Tecnology, Engineering and Mathematics)  nas crianças e jovens, de modo a fomentar uma economia mais competitiva que vise dar resposta às necessidades da sociedade atual. O projeto CREATEskills procura fomentar o conhecimeto nesta área no ensino primário, identificando várias iniciativas educativas que permitiram a construção de um toolkit que foi dinamizado quer junto de professores dos quatro países da parceria, quer junto de escolas que testaram  as atividades.

Para cada uma delas foi criado um guião onde se apresenta informação útil e sistemática acerca da descrição da atividade, a sua duração, materiais necessários e cuidados a ter na sua execução. Estas atividades educativas foram consideradas de grande potencial para o desenvolvimento das competências técnicas dos alunos, bem como socialmente inclusivas, uma vez que são ferramentas que permitirão disseminar conhecimento por toda a comunidade educativa e sociedade em geral.

“Várias atividades surpreenderam os alunos durante a feira de ciências da Queen Morta School. Os alunos estudaram o que as corujas comem, como limpar ou coletar água, como reconhecer qual produto plástico pode ser reciclado e quais não podem. Os estudantes assistiram a experimentos com nitrogênio líquido, adivinharam odores de diferentes produtos, exploraram a necessidade de oxigênio e produziram tintas naturais.” (excerto de um relato de uma professora da Lituânia)

 

Este projeto procura, assim, estimular a aprendizagem da ciência , da tecnologia, da engenharia e da matemática, bem como sensibilizar os alunos para as vocações científicas e tecnológicas na área das STEM. Iniciativas educativas inovadoras são fundamentais para promover o ensino e a aprendizagem ao longo das diferentes etapas formativas, de modo a formar crianças e jovens conscientes, responsáveis e dotados de saberes científicos e tecnológicos.

Siga-nos no Facebook: createskills.eu ou entre em contato connosco através da gestora do projeto Rita Sousa: rita.sousa@mentortec.eu

Leave a Reply