All Aboard

ALL ABOARD – PARCEIROS/AS DE PROJETO DA MENTORTEC QUE PROMOVE A EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NAS ESCOLAS ENCONTRAM-SE PARA A SEGUNDA REUNIÃO INTERNACIONAL DE ACOMPANHAMENTO

By Dezembro 26, 2023 No Comments

O projeto All Aboard: Criar uma comunidade de agentes ecológicos/as da mudança durante a infância, do qual a Mentortec é parceira, tem como objetivo promover uma abordagem de educação holística, protagonizada pelo/a aluno/a, capacitando as crianças como líderes criativas, inovadoras e preocupadas com a sustentabilidade do planeta. O projeto All Aboard assenta no desenvolvimento de atividades promotoras da sustentabilidade ambiental com implementação prevista em escolas de três dos países da parceria: Suécia, Portugal e Turquia.

No passado dia 17 de outubro, teve lugar nas instalações da Mentortec, em Matosinhos, uma reunião transnacional (TPM) com todos os parceiros do projeto All Aboard.

Esta reunião foi a primeira em registo presencial desde o arranque oficial da iniciativa, tendo resultado em profícuos momentos de discussão entre todos os parceiros envolvidos no projeto.

Realizada após a sessão internacional do Programa de Capacitação de Professores/as: Apoiar as crianças a liderar a mudança (CBoT) com docentes de escolas dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico da Suécia (Ebba Braheskolan Sweden), Turquia (Ahmet Baldoktu Ilkokulu) e Portugal (Agrupamento de Escolas de Loureiro), a reunião transnacional iniciou-se com um momento de intercâmbio de reflexões relativamente ao CBoT.

Posteriormente, a Global Playground Stockholm, organização responsável pela coordenação do projeto All Aboard, tomou a sua vez e voz, apresentando o status do desenvolvimento do projeto e informações relativas à sua gestão e coordenação, como previsto pelo primeiro pacote de atividades/tarefas, designado Gestão do Projeto, Coordenação e Avaliação da Qualidade (Work Package 1: Project Management, Coordination & Quality Assurance).

A intervenção da Global Playground Stockholm foi acompanhada pela participação da Mentortec, parceiro responsável pela avaliação da qualidade das atividades desenvolvidas no primeiro ano de implementação do projeto All Aboard.

Num segundo momento, a Mentortec percorreu as tarefas já realizadas no âmbito do pacote de atividades de suporte ao desenvolvimento do projeto, partilhando informações relativamente às tarefas em curso e dando a conhecer as contribuições esperadas por parte de cada um dos parceiros. Este momento de apresentação inseriu-se no segundo pacote de atividades/tarefas do projeto, entitulado Apoiar as crianças a liderar a mudança (Work Package 2: Supporting Youth to Lead Change).

Ainda nesta reunião de parceria, a Innovation Frontiers, empresa com experiência na investigação e desenvolvimento de tecnologia aplicada à educação, apresentou um ponto de situação das atividades já desenvolvidas no âmbito do pacote de atividades e tarefas que lidera, designadamente, sobre os Recursos Lúdicos Interativos (Gamebox) construídos a partir da sinergia entre os parceiros.

Discutiram-se prazos-limite para a tradução dos recursos desenvolvidos para as línguas nacionais e foram recolhidos contributos relativamente a alterações a efetuar, tendo em vista melhor responder aos interesses e necessidades identificados pelos parceiros e, deste modo, constituir ferramentas de suporte ativo à intervenção pedagógica pela promoção da sustentabilidade ambiental que permitam transformar os ambientes de aprendizagem, posicionando as escolas como instituições de referência em matéria de educação para a sustentabilidade. Por fim, e após momentos de reflexão partilhada, alinharam-se prazos para o desenvolvimento das tarefas e apresentaram-se os contributos esperados por parte de cada parceiro. Este momento enquadra-se no terceiro pacote de atividades e tarefas do projeto, designado Recursos Lúdicos Interativos para Agentes da Transformação Ecológica (Work Package 3: “Green Changemakers Gamebox”).

Enquando líder do quarto pacote de atividades e tarefas, entitulado Programa de Mentoria para Agentes da Transformação Climática (Work Package 4: “Climate Changemakers Warriors Mentoring Programme”), a Global Playground Stockholm dedicou-se à apresentação e discussão das principais linhas orientadoras da oficina para pequenos mentores (Mini mentors’ programe camp), prevista para decorrer entre os próximos meses do projeto All Aboard. Aproveitou, ainda, para partilhar expectativas relativamente à contribuição dos parceiros.

Seguiu-se a partilha das atividades de comunicação e disseminação desenvolvidas, através da apresentação preparada pelo Agrupamento de Escolas de Loureiro em articulação com a Mentortec. Discutiu-se o avanço das tarefas e foi partilhada uma ordem de trabalhos a desenvolver nos próximos meses.

A reunião transnacional finalizou com um momento reflexivo e posterior avaliação pela parceria.

Podem explorar outras atividades desenvolvidas no âmbito do projeto ALL ABOARD aqui.

Para mais informações entre em contacto com a gestora do projeto Débora Cardoso, através do endereço de email debora.cardoso@mentortec.eu

Leave a Reply