O projeto Citizens Xelerator, coordenado pela Mentortec, foi distinguido com o Prémio Grundtvig 2025 da Associação Europeia de Educação de Adultos (EAEA) reconhecendo o seu impacto transformador na educação e formação de adultos.
A entrega do prémio teve lugar durante a Conferência Anual da EAEA, realizada de 3 a 4 de junho de 2025, em Leipzig, Alemanha. Marta Reis e Andreia Monteiro, em representação da Mentortec, receberam o prémio pelo Presidente da EAEA, Lauri Tuomi da Fundação de Aprendizagem ao Longo da Vida Finlandesa.
Criado para distinguir projetos de excelência e inovação na área da educação de adultos, o Prémio Grundtvig destaca o projeto Citizens Xelerator pelo percurso de aprendizagem flexível, focado na capacitação cívica e democrática de adultos em contexto comunitário.
“Receber este prémio é um marco significativo para a Mentortec e para nós, uma vez que reconhece o impacto transformador e a inovação do Citizens Xelerator”, afirmou Marta Reis. “Demonstramos que a combinação da criatividade com o carácter prático apoia com sucesso a inclusão e o envolvimento democrático.“
Marta Reis
Cidadania ativa com espírito empreendedor.

Inspirado na abordagem frequentemente aplicada no empreendedorismo, o projeto propõe um modelo de capacitação baseado em três etapas principais:
1. Identificar desafios e oportunidades: sessões de brainstorming para a identificação de problemas nas comunidades locais.
2. Passar à ação: sessões de microaprendizagem para trabalhar a literacia financeira, digital, de sustentabilidade, mediática, democrática e de saúde para apoiar os adultos no planeamento de iniciativas cívicas para fazer face a problemas locais.
3. Mobilização de recursos – orientação e desenvolvimento de atividades para trabalhar a autorregulação, flexibilidade, empatia, colaboração, comunicação, empatia, mentalidade de crescimento e gestão da aprendizagem para capacitar os adultos a promoverem o envolvimento cívico e a mobilização de recursos para celebrar a diversidade, a democracia e a participação social.
Estas atividades foram promovidas em 8 Citizens Xelerator Action Labs estabelecidos entre Portugal, Espanha, Itália, Irlanda, Grécia, Roménia, Croácia e Alemanha com o apoio de uma rede de 69 organizações.
“Esta jornada começou há três anos com uma equipa de sonhadores que decidiu construir um projeto para orientar os adultos a serem ‘empreendedores de si próprios’”, partilhou Andreia Monteiro durante a entrega do prémio. “Juntos, conseguimos fazer a diferença para cerca de 1900 adultos que participaram em sessões, ações e celebrações.”
Andreia Monteiro
Um movimento em crescimento.
Com uma abordagem inclusiva, colaborativa e orientada para resultados reais, o Citizens Xelerator afirma-se como um verdadeiro catalisador de mudança social. O projeto já deixou marcas positivas em centenas de comunidades locais e pretende continuar a crescer.
“O Citizens Xelerator é um projeto concebido por sonhadores, implementado por Xelerators e abraçado por adultos!”
Mentortec
Consulte os recursos e as atividades no website e na página do Facebook do projeto.