Em Maio, os parceiros do CREATEskills concluíram o trabalho de campo a nível nacional, uma tarefa essencial que irá permitir completar com sucesso o IO1 “Revisão da Literatura e pesquisa de campo – ‘Aprendizagem Social STEM na Educação Primária: Diretrizes para um enquadramento comum’”. Esta tarefa ajudou a elaborar uma base de conhecimento sólida e atual acerca do estado de arte e necessidades atuais relativas à aprendizagem STEM e o desenvolvimento das competências do século XXI.
Durante o trabalho de campo, as escolas parceiras de Portugal, Espanha, Grécia e Lituânia implementaram questionários e entrevistas aos possíveis usuários e especialistas do CREATEskills, conseguindo alcançar os seguintes números em cada grupo alvo:
- 21 Diretores de Escolas;
- 221 Professores primários e de STEM;
- 154 Pais (ou encarregados de educação) de estudantes primários (com idades compreendidas entre os 6 e 12 anos);
- 364 Estudantes primários (entre os 6 e 12 anos de idade).
Esta atividade, em complemento aos relatórios nacionais, vai permitir o desenvolvimento do IO1 e que seja alcançado um dos objetivos do CREATEskills: Diretrizes para um enquadramento comum na educação STEM em Escolas Primárias de acordo com a Teoria de Aprendizagem Social.
Brevemente o IO1 será finalizado e a equipa do CREATEskills irá iniciar o desenvolvimento do IO2 e IO3. O consórcio vai-se reunir em Múrcia, Espanha, em Setembro, com o objetivo de discutir e clarificar os próximos passos, não apenas relativos ao IO2 e IO3, mas também acerca de atividades de disseminação e eventos multiplicadores!