DC4WorkErasmus+

Digitalização nas PME: sessão de trabalho e partilha de experiências!

By Agosto 10, 2018 No Comments

Integrada no seminário “Clima Organizacional e Digitalização em PME que decorreu no passado dia 27 de julho nas instalações da Associação Empresarial de Portugal em Leça da Palmeira, a sessão de trabalho e partilha de experiências subordinada ao tema “Digitalização nas PME”, teve como principais objetivos:

  • Favorecer a análise e discussão sobre as necessidades e tendências das PME Portuguesas, na era da indústria 4.0 e de digitalização, nomeadamente no que toca a qualificação e formação de profissionais;
  • Promover o intercâmbio e partilha de boas práticas relativamente ao desenvolvimento de competências digitais em contexto de trabalho, identificando principais desafios e oportunidades para as organizações promotoras de aprendizagem e formação;
  • Favorecer o networking entre organizações e profissionais que atuem no âmbito da formação profissional em PME.

Foram quatro as intervenções efetuadas, envolvendo diferentes organizações e oradores:

, Intervenção efetuada por Isabel Luís, do CECOA – Centro de Formação Profissional para o setor do Comércio e Afins, que teve um particular enfoque nos recursos desenvolvidos no âmbito do projeto ALL-ECOM.

Seguiu-se a apresentação do projeto DC4Work por Andreia Monteiro da Mentortec, intitulada, que consistiu na apresentação dos principais resultados do estudo efetuado pela parceria no início do projeto. Este estudo irá permitir desenvolver o white paper “Aprendizagem na era digital: a perspetiva empresarial”.

Paulo Ferraz do Politécnico do Porto/Porto Design Factory teve a oportunidade de abordar o tema , que falou um pouco do projeto Universities of the Future.

A sessão encerrou com o tema , introduzido por Jair Ferreira do CEASE – Centro de Serviços e Apoio às Empresas. Nesta apresentação, os participantes tiveram a oportunidade de discutir sobre as “Competências digitais 2030, literacia digital e especialização em TIC”.

O evento demonstrou ser crucial para o desenvolvimento deste documento do white paper e do projeto e para a identificação de boas práticas existentes.

Acompanhe todas as notícias e novidades sobre o projeto DC4Work no respetivo website e caso pretenda saber mais ou contribuir para o projeto contacte andreia.monteiro@mentortec.eu.

Leave a Reply