CREATEskillsErasmus+

Ciência Divertida!!! Workshops, experiências e concursos entre alunos do ensino primário.

By Abril 17, 2019 No Comments

No mês de abril o Colégio Público Consolación (Espanha) e a  e Chania Directorate of Primary Education (Grécia), escolas parceiras do projeto CREATEskills, deram início a uma série de atividades práticas e divertidas criadas no âmbito do projeto que visam promover as STEM junto dos alunos, através de uma aprendizagem ativa e crítica, envolvendo-os de um modo participativo.

Apresentamos, de seguida, dois exemplos de entre várias atividades que foram desenvolvidas nos últimos dias!

WORKSHOP DE GEOMETRIA

“Por ocasião da semana cultural do nosso colégio e do cumprimento de uma das atividades programadas na reunião de Atenas em fevereiro passado, os alunos de 3° C desenvolveram uma atividade de geometria.

Em grupo construíram diferentes poliedros com plasticina e palitos de madeira.

Cada grupo explicou os números construídos e, no fim, preencheram uma ficha de avaliação.

Os objetivos desta atividade são:

– Conhecer e os diferentes elementos que compõem os poliedros (faces, arestas, bases, vértices).

– Diferenciar entre prisma e pirâmide.

– Tipos de prismas e pirâmides.

– Aprender a trabalhar e construir um poliedro em equipa. Esta foi sem dúvida uma atividade muito instrutiva e divertida ”.

EXPERIÊNCIAS PASSO A PASSO: CIÊNCIA PARA TODOS

“Os nossos alunos do 2º ciclo (4º, 5º e 6º) explicaram os diferentes procedimentos e experiências aos nossos alunos do 1º ciclo (1º, 2º e 3º) e às crianças do jardim de infância (de 5 anos) da EEI nº1 Paseo Rosales, que nos visitou.

Tem sido uma experiência muito positiva ter de explicar e cptar a atenção de um público tão exigente, mas valeu a pena, e eles fizeram-no de forma fenomenal. No final, todos aplaudiram.

Entre outras experiências, foram explicados conceitos como “vasos condutores líquidos”, “o copo pitagórico”, o “Vulcão Lava”, “o pêndulo do pintor”, “reações químicas surpreendentes”, etc.

Continuamos com mais CIÊNCIA DIVERTIDA! ”

Siga-nos no Facebook: createskills.eu ou entre em contato conosco através da gestora do projeto Rita Sousa: rita.sousa@mentortec.eu

 

Leave a Reply