Foi através do conhecimento técnico das várias entidades parceiras (escolas, universidades, empresas) de Portugal, Espanha, Grécia e Lituânia que foi criado, no âmbito do projeto europeu CREATEskills, um conjunto de ferramentas para o ensino das STEM – Science, Technology, Engineering and Mathematics (Ciência, Tecnologia, Enhenharia e Matemática) de um modo prático e atrativo, cativando, assim, a atenção e entusiasmo das crianças na aprendizagem destes temas.
De momento, encontra-se a decorrer a fase de teste dessas ferramentas através da implementação de várias atividades nas escolas dos quatro países parceiros, pelos professores que frequentaram a formação de professores em Fevereiro em Atenas, Grécia.
Workshops, concursos, feiras de ciências, experiências dentro e fora da sala de aula tais como construir vulcões em erupção, dissecar as várias camadas de tecido das patas de galinha, identificar tipos de rochas ou de minerais, abordar o modelo de trabalho matemático de linhas e ângulos, criar um robôt que se move à energia solar são alguns dos exemplos que os professores têm relatado. Os alunos são convidados a executar as atividades, usando a sua criatividade, imaginação e conhecimentos, promovendo uma aprendizagem participativa das STEM.
No mês de Maio o Agrupamento de Escolas do Loureiro e Pinheiro da Bemposta em Oliveira de Azeméis, Portugal, convidaram as famílias a desfrutarem de um dia na escola para participarem em atividades STEM, nomeadamente, no concurso “Ciência em Ação” que teve uma adesão avassaladora por parte dos aluno do 1º ciclo até ao 7º ano do 3º ciclo do ensino básico.
Siga-nos no Facebook: createskills.eu ou entre em contato conosco através da gestora do projeto Rita Sousa: rita.sousa@mentortec.eu