Foi no passado dia 18 de Junho que decorreu na EPAR – Escola Profissional Almirante Reis em Lisboa o evento multiplicador do projeto Safeschool, co-financiado pelo programa Erasmus+. Tendo por base o tema “Capacitar jovens e a comunidade escolar para lidar com o bullying e o cyberbullying”, o evento excedeu as expectativas contando com a participação de 58 participantes, entre os quais estudantes, professores, formadores, psicólogos e diretores de escolas.
Como temas principais foram abordados:
Aprendizagem social e emocional na escola;
- Criação de um ambiente de apoio na sala de aula;
- Formação entre pares para professores e outros profissionais das escolas;
- Criação de um grupo de apoio na escola liderado por jovens (peer leaders);
- Criação de pontes entre a escola e a família;
- Desenvolvimento de atividades de reflexão nas escolas;
- Revisão das políticas escolares e procedimentos legais relacionados com o bullying.
Vários foram os métodos utilizados ao longo deste dia, desde momentos mais expositivos através de palestras, testemunhos ou apresentações, como mais interativos pela dinamização de workshops, visualização de vídeos, role-playins, trabalhos de grupo, debates em pequenos e grande grupo.
Foi um dia onde professores, alunos, diretores, psicólogos, trocaram ideias, experiências, conceitos e aprenderam de uma forma mais criativa e apelativa sobre o tema do bullying, como o prevenir e como reagir quando nos deparamos com ele, seja como vítima, espetador ou agressor.
Interessado em saber mais sobre este dia? Pode seguir-nos na nossa página no Facebook – SafeSchool – Be Friendly not Bully ou contactar-nos via email para rita.sousa@mentortec.eu .