Foi na bela cidade de Vilnius que decorreu no passado dia 2 de outubro de 2019 a Conferência Final do projeto CREATEskills intitulada “STEM Learning @Primary Schooling” organizada e acolhida pelo parceiro lituano Metis Baltic. O evento contou com a participação da Drª Austèja Lanbergienè, consultora na área da educação na Lituânia e diretora da Queen Mortas School. Nas palavras da Diretora, o “mérito do CREATESkills está, não só na sua capacidade de despertar a paixão dos alunos pela ciência, mas também dos próprios professores”. Outro convidado, o investigador da Universidade de Atenas e empresário na área das STEM, Thanos Yamas em representação da IoTask, realçou a importância de: i) reforçar o enquadramento político que favoreça a integração das STEM na educação; ii) envolver decisores políticos e outras organizações, para além da comunidade escolar, no desenvolvimento de estratégias na área das STEM e iii) reforçar a proximidade entre organizações e profissionais da área científica e da área educativa. Por fim, a Drªa Urtè Neniškytè da Universidade de Vilnius apresentou o tema “Neuroscience of primary schooling”, cujo contributo para a conferência do Createskills passou por: i) reforçar o envolvimento ativo dos/as alunos/as através da pedagogia, tecnologia e melhoria dos espaços de aprendizagem; ii) promover oportunidades e atividades para reforçar a cooperação e comunicação entre cientistas e professores; iii) e levar a neurociência para as escolas com o apoio das escolas e professores.
Para além dos oradores convidados, também a parceria participou ativamente na conferência, particularmente as escolas, apresentando o impacto e a relevância que os recursos desenvolvidos tiveram junto dos alunos, professores e restante comunidade educativa, que permitiram:
? motivar e envolver os professores do ensino primário na educação para a ciência;
? motivar e despertar o entusiasmo de alunos para a aprendizagem;
? promover liberdade e vontade para aprender e experimentar coisas novas (alunos);
? envolver as famílias nas atividades da escola;
? colocar alunos do ensino primário na preparação e apresentação de atividades à comunidade escola;
? favorecer a interdisciplinaridade no desenvolvimento de atividades nas aulas e escola;
? promover a flexibilidade curricular;
? fomentar o desenvolvimento de competências como pensamento crítico, gestão emocional, cooperação e trabalho em equipa;
? a valorização e o dar voz aos alunos mais desfavorecidos;
? o desenvolvimento de projetos seguindo o método científico: o Projeto Trovão, por exemplo;
? o reforço de parcerias locais com laboratórios e associações;
? aplicar o método científico no ensino de línguas e literatura: observar, questionar, pesquisar, lançar e testar hipóteses e elaborar conclusões na análise de lendas locais.
Caso esteja interessado e queiram ter mais informações sobre o projeto siga-nos no Facebook: createskills.eu ou na página do projeto: http://www.steminschools.eu/ ou entre em contato connosco através da gestora do projeto Rita Sousa: rita.sousa@mentortec.eu