EARprojectErasmus+

“Esta formação ajudou-me a encontrar novas ferramentas para interagir com os alunos”

By Dezembro 4, 2020 No Comments

Em 2020 mais de 100 profissionais da área da educação e ensino participaram na Formação de Professores e de Formadores em Educação para a Cidadania através do Método Dialético e do Teatro ao longo das duas edições promovidas online pela Mentortec nos meses de Junho e Novembro. Implementada no âmbito do projeto Erasmus+ EARForming active European Citizens through the dialectical method and theater, e com foco no método dialético e em técnicas de teatro, a ação de formação abordou métodos pedagógicos que promovem a participação ativa dos jovens em contexto de sala de aula.

Para além de professores dos vários níveis de ensino, contamos com a participação de psicólogos escolares, assistentes sociais, professores de teatro, educadores sociais e professores e investigadores universitários, de norte a sul do país. A partilha de conhecimentos e opiniões entre todos foi um dos fatores que mais enriqueceu esta ação de formação.

“Ainda que seja uma área (teatro) que eu lido diariamente no contexto profissional e de trabalho na escola, considero que apreendi e melhorei a forma de explorar as diversas técnicas teatrais no contexto sala de aula.”

“A formação do EAR permitiu-me desenvolver esta noção de que é possível aplicar o método dialético socrático ao processo do conhecimento, enquanto meio de construção e não de mera transmissão desse mesmo conhecimento. A isto acresce a combinação deste método dialético com as técnicas de teatro e os diversos cenários educativos. Ao nível dos cenários, surge a possibilidade de desenvolver nos jovens competências para a cidadania, de acordo com as estratégias nacionais, pelo que cada país ou escola poderá desenvolver as temáticas que considerar mais apropriadas num determinado contexto. Um aspeto importante é a possibilidade de as escolas, professores e formadores poderem avaliar o desenvolvimento das competências para a cidadania nos jovens. Todos estes aspetos foram abordados nas sessões.”

“Bastante positivo pelo facto de motivar os alunos para algumas aprendizagens”

“Melhorar a minha relação com os alunos.”

Julgo que virá a melhorar a forma e método de exercer a minha função enquanto formador/professor utilizando métodos diferenciados e mais do gosto da nova geração de alunos.”

“Penso que pode ser muito importante como sugestão de técnicas ou atividades para professores de cidadania e mesmo outros…bem como em algumas das minhas intervenções em turma no âmbito do serviço de psicologia.”

“Uma nova ferramenta capaz de motivar e obrigar a refletir.”

“Como responsável de um curso, poderei aplicar as novas técnicas para preparar atividades que mostrem as competências do perfil de saída do curso.”

Após a formação teórica os participantes encontram-se agora em fase de implementação dos cenários educativos em contexto de sala de aula a nível nacional e até em Timor-Leste. Profissionais e alunos têm acesso a todas as ferramentas e docimentos disponibilizados numa plataforma online, à qual os participantes tiveram acesso. A mesma assume-se como totalmente gratuita e vitalícia, pelo que os participantes poderão relembrar conceitos e atividades sempre que o entenderem.

No final deste ano letivo teremos, certamente, uma nova abordagem nas escolas portuguesas para trabalhar a temática da Educação para a Cidadania. Daremos feedback dos resultados em Junho 2021.

Saibam mais acerca deste projeto Europeu à http://ear-citizen.eu/category/project/ ou através da gestora do projeto rita.sousa@mentortec.eu

 

 

Leave a Reply