O projeto BePart chegou ao fim! Com início em dezembro de 2019 e ao longo de 3 anos de implementação, este foi um projeto que resultou do objetivo de desenvolver, implementar e avaliar uma abordagem participativa e inovadora dos jovens, promovendo a educação inclusiva a par das competências de cidadania e empoderamento da juventude.
A abordagem inovadora de participação concebida no projeto BePart, baseou-se no conceito de desenvolvimento dirigido pelos jovens colocando-os no centro da sua mudança, desenvolvimento e crescimento. Tal feito, foi conseguido desafiando os estudantes, com idades compreendidas entre os 13-15 anos e provenientes de meios desfavorecidos, a participar no processo de tomada de decisão nas suas escolas e, desta forma, adquirir e/ou desenvolver as suas competências cívicas, empoderamento e, em última análise, a sua inclusão social.
Conferência e Reunião Final
No passado dia 9 de novembro de 2022, o projeto BePart organizou a sua conferência final “Caminhos de Participação da Juventude: Que Caminhos?” na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.
A conferência teve como objetivo discutir a participação dos jovens e contou com a presença dos diferentes parceiros e participantes. Todos os estudantes que participaram no projeto foram também convidados a apresentar as suas experiências e perspetivas sobre a participação dos jovens.
A 10 de novembro de 2022, os parceiros BePart reuniram-se na Faculdade de Ciências da Educação da Universidade do Porto para a reunião final do projeto de onde resultou a monitorização das tarefas de gestão, disseminação e avaliação do projeto.
BePart trata-se, ainda, de um projeto coordenado pela Mentortec integrando 8 parceiros de Portugal, Espanha, Grécia e Letónia: Centro de Investigação e Intervenção em Educação (CIIE), Escola Secundária de Paços de Ferreira, Platoniq, Action Synergy, 2o Gymnasio Geraka, Escola Primária Valmiera Pargauja, e Escola Virolai.